segunda-feira, 8 de abril de 2013

Filosofando decepções amistosas




“Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.”
(Denis Diderot)

Vejo nas amizades muitas coisas, muitos "tudos" ,muitos nadas, menos amizade...o mesmo no amor. Temos de tudo só se falta amar ...geralmente as coisas são assim mesmo, colocamos a carroça na frente dos bois . Certa vez alguém me disse que odiava tanto, mas tanto, que chegava a tremer. Confesso que senti uma leve e sádica inveja, afinal,  todo sentimento acaba sendo justo dependendo do ponto de vista. Mais vale um ódio bem sentido,que uma caridade mau focada, que um nada na alma....sentir nada é a ausência das emoções.É nos tornar ocos , como imagens de barro preenchidas com a fé de fieis , depositando milagres em seu interior úmido.
Sinceramente não consigo ver mais valores a serem ressaltados nas amizades. Para mim são fachadas,” como espantalhos num pepinal” mudas e aparentemente uteis. Como dizia o velho Oscar “ hoje em dia o homem sabe o preço de tudo e o valor de nada” acho que fidelidade, cumplicidade e companheirismo se perderam num passado tão distante como obsoleto, nos tornando obtusos, calculistas, frios e oportunistas. Somos nossos próprios deuses e amigos de nossa arrogância acima de tudo. Amigo de verdade é aquele que se perde nas sombras de um abraço com os olhos arrancados pra te dar visão. Não que eu ache tudo isso uma grande perda de tempo e pregue a superficialidade das relações... há exceções, deve-se haver por ai. mas o ultimo grande ato amistoso que  vi  foi numa cruz que nem ao menos sei se ergueu- se de verdade.Há muito tempo. “ não há amor maior que da a vida pela dos amigos” já dizia jesus.

Eu cansei sinceramente  de devaneios e filosofices..de falsidades sobre o tema. Só deixo um aforismo de ultima analise para os pseudo -amigos. Reduzam-se a insignificância de sua presença  enchendo seu saco de credibilidades.
(Y D Myers)

“É pecado pensar mal dos outros, mas raramente é engano.”
“H. L. Mencken”