domingo, 16 de outubro de 2011

Palavras certas de Meu amigo Zac e meu comentário da obra


DÁ ME UMA MÁSCARA E EU TE DIREI A VERDADE (Oscar Wilde)

"Não me importa o que é de verdade ou o que é mentira, mas tem que me convencer, extrair o máximo do meu prazer e me fazer crer que é para sempre, mesmo quando eu digo convicto que nada é para sempre."
(Gabriel García Marquez)

Desde que o homem se entendeu por animal racional, que a mentira o segue até hoje. Ou seja, temos desde os primórdios até a contemporaneidade a luta travada entre a autenticidade e a máscara. Não há ninguém, absolutamente ninguém que consiga ser totalmente verdadeiro, haja vista que nós mesmos nos deparamos às vezes, consciente ou inconscientemente, mentindo pra nós mesmos. Medir os parâmetros das consequências das nossas verdades e mentiras não é uma tarefa tão difícil, porém, o esforço extremamente árduo se dá justamente quando buscamos uma justificativa para o que leva uma pessoa a mentir: hábito, desculpa, educação, saia justa, bondade, maldade, comodismo, puxa saquismo, conveniência, falta de carater... há um viés infindo de coisas que elencam a ausência da verdade. No entanto, hoje me peguei pensando num determinado preço que o indìviduo que resolve não mentir acaba pagando.
Apesar da liberdade de expressão ter se sobreposto à ditadura, ainda estamos alicerçados à hipocrisia, à falsidade e às máscaras sociais. Falar o que de fato você pensa pode te trazer problemas drásticos, não só no seu trabalho, mas nas suas relações como um todo, no sentido de que nós mesmos estabelecemos as condições para a sinceridade. a) não devo falar o que de fato penso agora. ainda não sou íntimo dele. b) jamais direi isso. tenho medo de magoa-lo. c) ela não tem talento para a dança, mas é preciso incentiva-la. d) é uma mentirinha boba, não vai fazer mal a ninguem. e) se eu assumir a culpa, estarei assumindo minha incompetência. e por aí vai...
Meu  pai sempre me disse pra ter uma só conversa. o que eu relatasse aqui, fosse o mesmo relato ali, acolá.. lembro do jeito bronco que ele falava, mas que só hoje percebo com exatidões
.

Apesar da mentira ser tentadora, no sentido de nos livrar momentaneamente de uma boca de lobo, e embora muitas pessoas prefiram crer nas meias verdades, só a verdade plena nos traz  o que ele queria dizer. É sem dúvida muito mais fácil falar a verdade. Você não precisa se preocupar com contradiçõarência, credibilidade, confiança. e por mais que seja difícil encara-la, ela deve sempre ser bem vinda, uma vez que toda e qualquer relação construida sobre ela não desaba, pois se solidifica em rocha sólida e inquebrantável.
Já constatei que ao contrário dos que muitos pensam, a verdade sempre estará ao nosso favor mesmo quando ela parece estar contra. e por mais frágeis que sejam os ouvidos de quem a escuta, a verdade até pode magoar, ferir.. mas nunca, em hipótese alguma, a verdade destroi. Afinal, como já dizia aquele texto: VOCÊ PODE ENGANAR A ALGUNS POR ALGUM TEMPO, MAS NUNCA A TODOS PARA SEMPRE.

 (Izaquel nascimento) Visitem seu blog http://vinhozinho.blogspot.com/


CONCORDO PLENAMENTE..CERTAS MENTIRAS SÃO UTEIS, "ANTES UMA MENTIRA SINCERA QUE UMA VERDADE inventada" NÃO PRECISAMOS QUE NOS CONTEM ABSOLUTAMENTE A VERDADE, MAS SIM QUE NOS FAÇAM ACREDITAR VERDADEIRAMENTE EM SUAS MENTIRAS. TEMOS MUITAS MASCARAS MAS NENHUMA DELAS É DE FATO QUEM SOMOS"
(Evon de Lamodral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário